Dicas em Conta Gotas - por Renato Fazzolari    

"Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O Objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia. Para ler mais dicas, clique.

Evangelho, Amor e Liderança

Sábios ensinamentos sempre atuais.

De uns tempos para cá, temos observado que grandes orientadores, que escrevem sobre comportamento, encontram no Evangelho uma fonte preciosa para seus ensinamentos.

Isso é muito bom, pois, se há mais de 2.000 anos a Bíblia tem sido guia do correto proceder, é porque seu conteúdo tem grande valor, e é bom que pesquisadores sérios identifiquem fórmulas, baseadas nesses ensinamentos para que possamos utilizá-las na prática.

No livro “O Monge e o Executivo”, o autor James Hunter, foi muito feliz quando adaptou a Epístola aos Corintios, para uma analogia e utilização prática de como transformar “Amor Sentimento” em “Amor Comportamento”, aplicando o modelo na Liderança.

Vejamos o que diz a Epístola: 

          “O amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta inconvenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, agüenta tudo, o amor nunca falha”. 

Analisemos quais atributos existem neste texto e que são aplicados para um líder ser bem sucedido. Começamos pela frase que está explícita:

O Amor é paciente e bom: Aqui existem duas características bem definidas: Paciência e Bondade; 

Agora vejamos as outras que estão subentendidas:

O amor não se gaba nem é arrogante: Quer dizer, é Humilde;

Não se comporta inconvenientemente: Ou seja, tem Respeito;

Não quer tudo só para si:  Isto quer dizer abnegação, portanto, não é egoísta;

Não condena por causa de um erro cometido: Quem não condena, perdoa;

Não se regozija com a maldade, mas com a verdade: aqui fica evidente que se refere à Honestidade. 

Por fim: 

Suporta todas as coisas, aguenta tudo, o amor nunca falha: Quem tudo suporta e aguenta acreditando que atingirá sua meta, está comprometido, tem o Compromisso. 

Com essas analogias, podemos tirar deste ensinamento Bíblico, as seguintes características que ajudam a tornar um Líder eficaz:

PACIÊNCIA – BONDADE – HUMILDADE – RESPEITO – ABNEGAÇÃO – PERDÃO – HONESTIDADE  e COMPROMISSO.

E mais, ensina como transformar o Amor Sentimento, que é passivo e inoperante, em Amor Comportamento, que é ativo, factível e eficaz.

|
|
|
|
|
Rua Siqueira Campos, 17 - Conj.03 - Galeria Martinelli - Sousas - Campinas - SP
AGRHO - Todos os direitos reservados.
.