Dicas em Conta Gotas  -  por Renato Fazzolari       

"Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O Objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia. Para ler mais dicas, clique aqui

 PARA REFLEXÃO

Será que no mercado de trabalho no Brasil existem preconceitos?

 

O que tem em comum as seguintes pessoas?

 

Luiz Felipe Scolari (Felipão), Silvio Santos, Roberto Marinho, Dr. Euryclides Zerbini,  Chico Anísio, Oscar Niemeyer, Winston Churchill, Gandhi, Chico Xavier, Divaldo Franco, Papa Francisco, Papa João Paulo II,  Fernando Henrique Cardoso, Albert Einstein, Roberto Carlos, Henri Nestlé, Cora Coralina, Ray Kroc, Dona Ivone Lara, Rubens Ometto, Charles Chaplin, Bernardo Bertolucci, Donald Trump, Albert Sabin, Sigmund Freud,  Carl Gustav Jung, Thomas Edson, Nelson Mandela, Martinho da Vila, Ziraldo, Roberto Burle Marx, Abraham Lincoln, Antonio Ermírio de Moraes,  e etc...

Em comum é que se essas pessoas, em suas respectivas épocas e especialidades, tivessem que concorrer no mercado de trabalho brasileiro, estariam excluídas automaticamente, mesmo antes de serem entrevistadas, pois tinham idade superior a 60 anos. No entanto, mesmo após os 60 anos, todos tiveram uma incrível vida produtiva de sucesso em suas respectivas áreas de trabalho.

Procurei na legislação se tem alguma lei que proíbe se contratar pessoas com mais de 50, 55, 60 anos de idade, e não encontrei nada a esse respeito, daí cheguei à conclusão que: Infelizmente, o pré-conceito parte da própria cultura e dos profissionais que estão na ativa, tanto os mais jovens, quanto os não tão jovens, o que acaba se constituindo em um verdadeiro “bullying” social, e incalculável desperdício de talentos, logo em um país que é tão carente de bons profissionais.

Esta Dica, juntamente com a Dica nº 2 ”Uma Opção Inteligente” que se encontra em nosso site www.agrho.com.br ícone Dicas, serve como um alerta a todos, pois não podemos nos omitir da grande injustiça que está sendo praticada nos dias atuais, e nem nos  esquecermos de que o tempo é implacável, e que mais cedo ou mais tarde, todos, tirando os que morrerão no caminho, chegarão aos 50 e 60 anos, e se nada for feito até lá para mudar a presente situação, terão de enfrentar dificuldades até muito maiores do que os atuais profissionais com mais de 50 anos estão enfrentando no presente.

 

Pense, e se possível aja sobre isso!!!!

|
|
|
|
|
Rua Siqueira Campos, 17 - Conj.03 - Galeria Martinelli - Sousas - Campinas - SP
AGRHO - Todos os direitos reservados.
.