Dicas em Conta Gotas - por Renato Fazzolari    

"Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O Objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia. Para ler mais dicas, clique.

DIAGNÓSTICO 

Cura ou Causa dos problemas futuros da empresa? 

É interessante notar como em geral as pessoas acham que as empresas são muito semelhantes umas as outras. Mas, na realidade elas são muito diferentes entre si. 

Eu diria que as empresas se assemelham mais aos seres humanos. 

Não existem duas pessoas iguais, cada uma tem suas próprias características e personalidade. 

O mesmo acontece com as empresas, e para conhecê-las é necessário levar em consideração quem são elas. Devem-se saber quais produtos que comercializam ou fabricam; qual a sua idade real e a mental; qual o ramo; a região; condições econômicas; origem; se são familiares, privadas ou públicas; se são grandes, médias ou pequenas; se são ricas ou pobres; qual a filosofia e história de vida; como é o ambiente de trabalho e quem são seus funcionários. E uma série de outros detalhes.

Somente após verificar essas características é que se poderá começar a entender qual é a individualidade da empresa analisada. 

Quando alguma pessoa está doente vai ao médico, e este após examiná-la, identificará a doença e ministrará o remédio para curá-la, e caso ministre o remédio errado não só não resolverá o problema de sua saúde como poderá agravar sua doença. 

O mesmo acontece com as empresas; como está a saúde, e que tipo de remédio realmente necessita? 

Há pessoas que vão a óbito por negligência, por saber que necessitavam se cuidar, mas achavam que dava para “ ir levando”. 

E isso também acontece com as empresas, quantas que, percebendo que necessitam se tratar vão se auto enganando e não tomam nenhuma providência, e quando vão se dar conta, a doença já tomou todo seu organismo, e não tem mais jeito. 

Mas, cuidado com as panaceias que surgem por aí, que prometem cura para todos os males. O remédio que é bom para uma empresa pode ser um veneno para outra.

Não se deixe iludir, e tão pouco procure agir sobre o sintoma, o tiro poderá sair pela culatra; é vital conhecer as causas. E para conhecê-las, é necessário fazer um diagnóstico sério de sua realidade. Busque as verdadeiras causas que estão levando aos sintomas, e tenha coragem de atuar diretamente sobre elas. Pois é só mexendo nas causas que se poderá alterar e corrigir os sintomas.

 

 

 

|
|
|
|
|
Rua Siqueira Campos, 17 - Conj.03 - Galeria Martinelli - Sousas - Campinas - SP
AGRHO - Todos os direitos reservados.
.