Dicas em Conta Gotas - por Renato Fazzolari    

"Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O Objetivo é  despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia. Para ler mais dicas, clique

 UM PASSINHO ATRÁS, POR FAVOR...

Como melhor enxergar para agir melhor

 

 

Em um bonito estudo https://www.youtube.com/watch?v=Pq_bb-4WPyM*, foi feita uma montagem artística, potencializando-se em 10 a distância a partir de um determinado ponto, ou seja, observando-se uma folha de árvore a 1 metro de distância, foi se distanciando da mesma em potências de 10, 10¹(10 metros), 10²(10x10= 100 metros), 10³(10x10x10=1.000 metros) até chegar a 10²³(10x10.... por 23 vezes= 10 milhões de anos luz). O que se pode observar foi uma constatação interessantíssima: à medida que se foi distanciando da folha, a visão passou a ser mais abrangente, pode-se observar muito mais coisas, ou seja, a 10², observa-se a floresta em que ela está; a 10³ é como se estivesse visualizando uma distância que se poderia saltar de paraquedas, a 107 (10.000 Km) passa-se a observar todo o globo terrestre; quando se chega a 1022 (1 milhão de anos luz) pode-se observar toda a Via Láctea. Podemos continuar essa viagem indefinidamente, pois a distância não tem fim.

 

Com esse exemplo acima, o que pretendemos repassar por analogia?

 

O que se percebe na maioria das pessoas, é que quando se encontram diante de uma dificuldade, normalmente agem como se estivessem com o nariz diante da parede, e ficam tão focadas no problema que não conseguem enxergar mais nada além do problema.

 

Às vezes agimos como o avestruz, que quando tem uma ameaça, enfia a cabeça sob a areia, e não consegue ver nenhuma perspectiva de solução.

 

Tem um ditado que diz que “tudo na vida passa”, que seja qual for o problema também passará, de maneira que não há com o que se preocupar, pois todos os problemas que tivermos, de uma maneira ou de outra passarão. No entanto, também somos reféns de nossas escolhas, se escolhermos bem ou mal, teremos de conviver com as consequências do escolhido, e quando um problema qualquer se apresentar, para que possamos fazer uma melhor escolha e consequentemente desfrutarmos do resultado, é aconselhável que não ajamos como o avestruz, mas que possamos dar uns passinhos para trás, tantos quantos forem precisos, e observarmos o referido problema a uma distância que for necessária, dessa maneira, poderemos  analisá-lo sobre um contexto mais amplo, minimizar sua importância, e com certeza enxergaremos com mais facilidade a solução.

 

Os problemas que encontramos nas empresas servem como um ótimo treinamento. Faça o teste e constate o efeito. Tenho certeza que esta “Dica” lhe será muito útil.

 

* Link retirado do YouTube: “Potência de 10 – do Micro ao Macrocosmo”  

|
|
|
|
|
Rua Siqueira Campos, 17 - Conj.03 - Galeria Martinelli - Sousas - Campinas - SP
AGRHO - Todos os direitos reservados.
.