Dicas em Conta Gotas - por Renato Fazzolari    

"Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O Objetivo é  despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia. Para ler mais dicas, clique.

 O EXEMPLO COMO MODELO PARA GESTÃO


SABE QUAL É O SEGREDO FUNDAMENTAL PARA UM GESTOR E/OU LÍDER DE SUCESSO?

 

 

“...Então ele disse aos seus discípulos, vão e preguem o Evangelho, nem que para isso seja preciso usar da palavra.” São Francisco de Assis.

 

Este talvez seja o melhor conselho que alguém possa dar a qualquer Gestor. Quando São Francisco de Assis deu essa orientação a seus discípulos, ficou bem claro que ele quis dizer para eles usarem o próprio exemplo de comportamento para ensinarem as pessoas a se transformarem e mudarem suas condutas para melhor, e que usassem a comunicação verbal somente como um recurso de apoio ao exemplo de sua conduta.

 

Pois bem, o que o dia a dia tem demonstrado é que, o: “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço” ou  “ Manda quem pode, e obedece quem tem juízo”, pode funcionar a curtíssimo prazo, porém, a médio e longo prazo o efeito é totalmente desastroso. O máximo que um gestor desse tipo consegue é o “Me engana que eu gosto” e uma equipe de profissionais que aprenderão a se portar de maneira cínica, hipócrita e mentirosa, que pela frente fazem o que o superior deseja, mas quando ausente, agem de maneira contrária, e o resultado do trabalho da equipe obrigatoriamente será aquém do potencial da mesma.

 

O bom gestor é aquele cuja presença está presente, mesmo quando ausente; obtém respeito natural por sua moral, competência e exemplo, e quando necessitar usar da palavra para se comunicar, essa conseguirá ter a força e o efeito desejados.

 

|
|
|
|
|
Rua Siqueira Campos, 17 - Conj.03 - Galeria Martinelli - Sousas - Campinas - SP
AGRHO - Todos os direitos reservados.
.