Dicas em Conta Gotas - por Renato Fazzolari    

"Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O Objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia. Para ler mais dicas, clique.

COMPETENTE X INCOMPETENTE.

Você sabe diferenciá-los? 

Alguma vez você já se perguntou ou comentou. “Como é possível que fulano esteja exercendo tal posição? Ele é tão incompetente”. Ou então, o contrário. “Como que sicrano não consegue crescer na empresa, ele é tão competente, mas parece que não sai do lugar”. 

Com certeza esse questionamento você já fez várias vezes.  

Pois bem. Vamos analisar o que é ser competente e o que é ser incompetente. 

O que normalmente chamamos de incompetente, é aquele indivíduo que ocupa cargos mais elevados, (pois os que ocupam cargos menores, normalmente não chamam muito a atenção) e na execução desses cargos, salta aos olhos o quanto eles estão incapacitados para exercê-los. 

No entanto, subestimamos muito o lado competente desses indivíduos, pois de algum modo eles conseguiram chegar onde estão e se mantêm no posto. Em via de regra, essas pessoas são muito hábeis em identificar os caminhos que os levam aos postos que ocupam, e sabem muitos bem como manipular as pessoas certas e a quem bajular, bem como, os mecanismos que devem adotar para atingir seus objetivos pessoais. É dispensável falar que esses indivíduos, em geral, são inescrupulosos, e não possuem ética para tirar de seus caminhos os que eventualmente possam ameaçá-los. 

Já os que julgamos competentes, mas que não conseguem decolar, normalmente são exatamente o oposto dos “incompetentes”, acrescentando o fato de serem tímidos, às vezes inseguros, e viverem esperando que alguém reconheça suas potencialidades e os descubram. 

Por isso não se deve subestimar o dito “incompetente”. Pois ele é capaz de quebrar uma empresa, mas jamais se dará mal. 

No caso de Usinas, o risco ao se contratar um profissional é muito grande, pois conforme o cargo, os estragos ou sucessos, em geral, somente serão constatados após uma ou mais safras. 

Por isso, muita atenção na hora de contratar. Fazer uso de uma assessoria de colocação profissional especializada faz grande diferença na busca de bons profissionais e consequentemente nos resultados econômicos. 

 

|
|
|
|
|
Rua Siqueira Campos, 17 - Conj.03 - Galeria Martinelli - Sousas - Campinas - SP
AGRHO - Todos os direitos reservados.
.