Dicas em Conta Gotas - por Renato Fazzolari    

"Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O Objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia. Para ler mais dicas, clique.

O EFEITO “CLIMA” PARA O BOM AMBIENTE DE TRABALHO

A responsabilidade individual para formar um bom ambiente de trabalho.

Sol, chuva, seca, calor, frio, formam o clima físico, que também tem sua influência sobre o ânimo das pessoas, porém, o clima que quero comentar é um clima mais sutil, é sobre um clima emocional, sentimental, harmonioso, que tem o poder de mexer com o íntimo das pessoas, e as deixar mais felizes, estou me referindo ao “CLIMA NATALINO”.

Vocês perceberam como essa época é bonita, todos incorporam o espírito natalino, e as pessoas passam a ser mais amigas, compreensivas, humanas, humildes, solidárias, enfim, ficam bacanas, e o mundo torna-se um lugar gostoso de se viver, por isso deveríamos comemorar e vivenciar o "CLIMA NATALINO" cada vez mais cedo, no próximo ano a partir de novembro no outro já em outubro, até quem sabe um dia comemorarmos o ano inteiro.

Ter um bom clima, ou ambiente de trabalho, é uma questão de atitude, (atitude é a  pré-disposição mental que antecede o comportamento, normalmente o comportamento é uma consequência da atitude), e quando falo de atitude, estou me referindo a uma atitude tanto individual quanto coletiva, e ela depende exclusivamente da boa ou má vontade de cada um, e o que se vai colher dessa postura será o fruto do que se plantou.

Vamos a um exemplo para simplificar o entendimento: No futebol, mais precisamente no campeonato brasileiro deste ano, temos dois exemplos muito claros que demonstram a importância do "clima" individual e de grupo: De um lado temos o Palmeiras que durante um período, estava com um clima, ambiente interno muito bom, na linguagem futebolística se diz que o grupo estava fechado, e praticamente estava com o campeonato na mão, porém bastou começar as desavenças e a "maionese desandou", corre o risco de nem ficar entre os quatro primeiros, e não conseguir sequer ir para a Libertadores. Do outro lado vemos o Fluminense, que estava em uma situação exatamente oposta à do Palmeiras, praticamente rebaixado, no entanto o grupo se uniu, tiveram uma "atitude", predisposição de se auto-ajudarem, e praticamente conseguiram uma façanha tida como impossível, e estão se "safando da queda".

Em uma empresa a situação é semelhante, quando o clima de trabalho é bom todos se beneficiam, e como um adubo para uma planta, qualquer iniciativa que se fizer para otimizar os resultados, encontrará a predisposição favorável das pessoas para obter êxito na empreitada, e com isso todos se  beneficiarão, a empresa prosperará, as oportunidades profissionais surgirão, o progresso se instalará, e todos poderão viver em um constante “CLIMA NATALINO” .  O importante dessa estória, é sabermos que para vivermos um bom ou mal ambiente de trabalho, depende principalmente de nós.

E aí, qual a atitude mais inteligente que você tomará daqui pra frente?

 

|
|
|
|
|
Rua Siqueira Campos, 17 - Conj.03 - Galeria Martinelli - Sousas - Campinas - SP
AGRHO - Todos os direitos reservados.
.